domingo, 31 de janeiro de 2010

PAMO - Auto-Gestionário ou Privado?

Caro Companheiro.

Inicialmente, deveríamos observar quais os interesses que norteiam as propostas de alteração dos planos de saúde dos trabalhadores da CET. Quem irá ganhar e, pior, quem irá perder com isso? Por que todas e quaisquer alterações nos benefícios e, em particular, no PAMO, os primeiros a serem prejudicados são os próprios trabalhadores?
Com um plano privado, que é a proposta eleita do atual Presidente, capitaneada pelo DR, que quer trocar um plano de auto-gestão SEM FINS LUCRATIVOS, por um outro, privado e, portanto, com interesses privados de lucros e ganhos, independente da necessidade ou não do usuário -trabalhador da CET- onde acabariam os limites de desconto por faixa salarial eteríamos planos diferenciados de acordo com o poder aquisitivo do trabalhador, ou seja, os chefes que tem altos salários, jetons, etc. teriam um atendimento com muito melhores condições de que por exemplo, os Operadores de Tráfego e administrativos. Com certeza, como é de praxe na CET, os "notaveis" teriam privilégios em detrimento da "peãozada" em geral.
Quem me garante, do ponto de vista da empresa pública, que não haveriam negociatas e preços super-faturados e que "alguém" tiraria enormes vantagens pessoais desse tipo de "atendimento Comercial" e não mais Atendimento Médico". Haja vista os últimos exemplos como dos uniformes e de sistema de comunicação da operação. Fica a pergunta: Quem ganhou com isso? Ou os rádio-comunicadores, mesmo com o acúmulo de chamadas, não eram muito mais eficientes que esses celulares? Também temos de pensar no tal plano de previdência. Você sabe quem consegue e em quanto tempo um pecúlio descente? Procure saber e ver. Outro detalhe. Planos odontológicos, cirurgia plástica, redução estomacal, acidente de trabalho, e muitas outras especialidades consideradas "procedimentos estyéticos e não essenciais", com certeza, serão banidos de vossos direitos.
Por fim, embora reconheça que a atual gestão do sindicato esteja extremamente desgastada pelo longo período em que se mantém na direção, não podemos deixar de raciocinar que um terço do contingente da chapa da CUT será substituída e com o tempo, formará uma nova maioria, oxigenada e disposta a disputar cada pedaço de reivindicação de um acordo coletivo, não obstante, a CUT ter um histórico honesto, provavelmente com muitos erros porém, com muito mais acertos. Sugiro, inclusive, dirigir-se ao DIEESE e questionar a qualidade dos acordos coletivos da categoria nesses últimos 16 anos e, por outro lado, verificar quem são os apoiadores da chapa 2. A Nova Central, o histórico de seus dirigentes, a postura totalmente autoritária do Moraes e do Gibão em relação às posições pessoais, em particular de minha companheira Lucélia, que foi desrespeitada e quase impedida de participar da chapa quando o CRE não é um grupo ideológico e, sim, que deve defender os interesses imediatos dos trabalhadores da CET e não organizar eleição sindical ou fechar-se em nome desta ou daquela chapa. A própria viagem do Moraes, ao meu ver, totalmente imoral do ponto de vista de não discutir com a categoria se deveria ou não ir e pior, não fazer um balanço de seus resultados. O Resultado desse balanço, por isso ele não fala, é a privatização do estacionamento vertical por parte da prefeitura e a demissão de 160 companheiras da Zona Azul, isso sem falar na cobrança de medidas feita pelo presidente do CRE que incorreu em punição a várias companheiras da Zona Azul. com certeza, essas não são atribuições dos representantes dos trabalhadores.
Por fim, meu caro companheiro, respeito -e muito!- seu posicionamento, seu voto e seus argumentos e não quero com isso, desmerecer seu ponto de vista. Só penso que temos de tomar cuidado para onde levaremos o sindicato na mão de pessoas totalmente despreparadas, sem histórico de luta, sem visão estratégica, sem perfil ideológicos -procuraram desde a Força Sindical até a Intersindical- e acabaram, à pedido do próprio Secretário, na Nova Central, uma central que vendeu vários benefícios dos trabalhadores condutores e, inclusive, a aprivatização da CMTC!
Conto com sua contribuição e, espero honestamente, que vença àqueles que REALMENTE estejam pensando no conjunto dos trabalhadores da CET. Eu por meu lado, confio INTEGRALMENTE em minha companheira, militante de uma organização internacional, que atual no movimento operário brasileiro desde 1972, que fundou o PT, a CUT, e que está incondicionalmente ao lado dos fracos e oprimidos, o Zé Roberto, a Nelcy, o próprio Reno, o Carlinhos, A Damiana, o Fábio, o pessoal de Santos e de Campinas que nem procurados forma pela chapa 2, etc. Pergunte sobre a minha história e a dela. Quanto aos nossos oponentes, creio, não temos as mesmas informações!
Um grande abraço e o debate continua!

Nenhum comentário: