sábado, 21 de junho de 2008

Um Grande Negócio, Um Péssimo Serviço!


Caras(os) Leitores(as)Um leitora, chamada Érika, despertou uma discussão de devemos fazer como usuários de um serviço público ineficiente e extremamente autoritário. Transporte.Ele envolve interesses na casa dos bilhões de dólares. Pagamento à vista. em que é impossível se perder. Os empresários dessa área só ganham! Talvez essa seja a ser a 'chave' de tudo!No década de oitenta, ainda no governo Erundina, houve um tal "escândalo da roelas", onde oi sercretário de transportes, ou presidente da CMTC, não me lembro bem, era acusado de comprar essas mercadorias com valores supervalorizados! Esse fato tornou-se o principal argumento dos empresários 'privativistas' de uma privatização sem o menor pudor e sem o menor escrúpulo! Onde até o filho do prefeito, na época Paulo Malluf, o Flávio, comprou parte desses serviços.O processo:À época, o Sindicato dos Condutores era contrário, ao menos, em tese, e devido a CUT que totalmente contrária À quaisquer privatizações, à privatização da CMTC. Só que, ao invés de conscientizar a categoria e organizá-la como um todo e explicanto os perigos dessa política desastrosa, a direção preferiu organizar separadamente, garagem por garagem! Isso colocou os interesses de um trabalhador como se fosse em aantagônico do outro. Não era! Se não vejamos. Com a privatização de uma garagem, as demais seriam facilmente privatizadas, haja vista de que o número de trabalhdores seria cada vêz menor! Aos que já trabalhavam na iniciativa menor a perda seria ainda maior. Quem elevava o nível de aumento dessa categoria profissional eram os trabalhadores da CMTC! Tinham uma relativa estabilidade, portanto, poderiam ficar em greve por mais tempo, ocupar garagem, fazer manifestações enfim, reivindicar sem correr o risco de chegarem para trabalhar e verem seu cartão de ponto no RH da empresa! E além de tudo isso, algumas linhas foram extintas ou diminuiram sensivelmente seus sereviços, pois não eram "rentáveis"! Só uma empresa pública e com caráter social pode atender a determinadas regiões consideradas deficitárias do ponto de vista operacional! As empresas privadas só visam lucros! Malluf fez na administração pública o que fazemos na aprivada!
Agora temos o resultado disso tudo. Um sindicato pelego. Salários extremamente baixos. Piora nos benefícios sociais dos trabalhadores. Serviço muito ruim e que só é bom nos Jardins, já perceberam quantas linhas de ônibus -e todos em perfeita condição de uso- passam por lá? Já perceberam que por lá e em toda a região burguesa TODOS os pontos de ônibus tem locais para sentar, cobertura, lixeira e TUDO muito bem cuidado? Quem é usuário da linha 1742 -Jd.Antártica/Santana, nãó pode dizer o mesmo! Os ônibus são um lixo e nunca ví um ponto com cobertura na região. Aliás há um! No clube Ilha da Madeira. Coincidentemente, é um local em que os ASSOCIADOS são classe média alta! Na Av. MAria Amália Lopes de Azevedo, na região do Tremembé também existe tais coberturas. Lá também é um bairro de classe me´dia alta! Coincidência também??O Resultado de tudo isso!
Hoje, o serviço só é bom em bairros de classe média e média alta. Como se eles sempre utilizássem o transporte público!! Trabalhadores mal remunerados e com perdas significativas de benefícios sociais. Serviço muito mal prestado, onde chegamos a esperar por mais de meia hora por um ônibus. Linhas periféricas com ônibus velhos e barulhentos. Falta de cobertura nos pontos e de locais para sentarmos. Eu como deficiente e que não consigo ficar em pé por muito tempo é que sei o que sofro. Um monopílio privado indecoroso, absurdo e que presta um péssimo serviço! E pior, todos na folha de pagfamento desse magnata do transporte público. Desde agentes públicos até outros. Dizem: Quem paga a banda toca a música!Só um Conselho Popular forte, coeso e que realmente queira lutar pelas reivindicações do povo desse e de outros bairros pode mudar isso!
Heitor

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