quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEMPRE ÀS VOLTAS COM A ÁREA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO!

            Não obstante, hoje ser professor e sindicalista da APEOESP, na condição de Conselheiro Estadual eleito para o triênio 2011-2014, tanto trânsito, como  transportes públicos, são assuntos que retornam o meu dia a dia e, assim, sinto-me da obrigação de posicionar-me.
            Durante o segundo Encontro de Dirigentes Zonais do PT, realizado em abril deste ano, ainda nos grupos, promovi um debate interessante com um ex-condutor e consegui aprovar uma emenda pela reestatização da CMTC, com uma grande margem de votos, diga-se de passagem, baseado em argumentos que descrevo agora.
            Quando existia uma companhia municipal, estatizada, da antiga Light e que operava os bondes em caráter de exclusividade, a CMTC criou uma frase que até hoje permeia os anseios da população "Transporte Público: Direito do Cidadão, Dever do Estado". Mas que hoje, só permeia, pois não é levada a sério!
            Um dos argumentos que apresentei e posso apresentar é o fato de que os condutores tinham salários muito melhores que hoje, muito mais benefícios, seja, desde um plano de saúde muito melhor que hoje, muito ruim, a cesta básica piorou consideravelmente, e não vou falar em salários, pois aí , vira até piada!
            Com o advento das cooperativas, pior ainda, pois os trabalhadores trabalham em regime precário, não tem registro, são "pretensos" cooperados onde os donos dos veículos ganham das linhas em que operam com seus veículos, dos próprios condutores associados que, pasmem, paga-se uma taxa para ser “associado”, isso tudo sem falar na falta de condições de trabalho desse povo. São quatorze, quinze horas diárias de trabalho, muitas vezes, ininterruptos, para um ganho bem menor que os condutores, já bem mal remunerados, "registrados", o que, vamos combinar, já não é nenhuma fortuna!            Isso tudo sem falar de quem são os donos desses carros de cooperativas, o preparo desses condutores para interagirem com o público usuário e a quem serve esse dinheiro, não é verdade?
            Por outro lado, as empresas “oficiais” são uma verdadeira “família mafiosa”. Todos são donos de todas e acaba tudo em pizza! Quem achar ruim, é exterminado como recentemente aconteceu com alguns sindicalistas, lembram-se?
            Não é por acaso, que ninguém quis dividir tempo na defesa da emenda. Tivemos que fazê-lo sós. Por que? Medo, meus caros, puro medo dessas máfias assassinas!
            Para piorar os defensores do atual sistema, que são muitos acreditem, estão dentro do próprio PT! A imensa maioria dos "dirigentes ligados a área de transporte" só conhecem de gerenciamento de frota. Nenhum, jamais, em tempo algum, usou ônibus diariamente para trabalhar, ao contrário, eu uso e a maioria dos leitores usam também! Levanto às cinco e quinze da “matina” para pegar um busão e ir trabalhar e, nesse caso, ambos, de cooperativas. Para se ter idéia do preparo desses profissionais, um deixou uma idosa no ponto porque tinha levado ela para na viagem anterior! E a destratou, muitos passageiros ficaram indignados! Mas todos tem receio de reclamar e ser alvejado por um tiro, por exemplo! Retorno da faculdade saio de lá Às 22:40. Só chego em casa meia noite! E olhem que moro a quinze minutos de carro!
            Esse é o nosso transporte público que cada vez mais diminui as cadeiras e aumentam os corredores.  Pois deve ser a mãe dos empresários de ônibus, dos donos de ônibus cooperados, do Secretário de Transporte, do presidente da SPTrans, do Prefeito de São Paulo e dos integrantes dessas máfias dos transportes que eles querem andando em pé num ônibus, não é verdade?
            Nesse sentido, a única forma que vejo para melhoria do transporte como direito do cidadão e dever do Estado é a sua reestatização, nos moldes da antiga CMTC. Que atenda a periferia sem a necessidade de alta lucratividade, que coloque ônibus o bastante para atender com conforto a população de baixa renda, que privilegie de forma clara e abrangente o trânsito à partir de uma política de um excelente transporte público, pois é a única forma que conseguiremos que usuários se utilizem de ônibus e metrô e deixe seu carro em casa. Enquanto houver esse descaso com a população nenhum motorista inteligente deixará seu veículo em sua casa para viajar em pé, correndo riscos de acidentes graves, viajando de forma absolutamente desconfortável, como, por exemplo, se eu fosse de carro para meu trabalho, poderia levantar por volta das 6:15, sair de casa 6:40 e chegaria com folgas ao meu trabalho. Uma hora a mais de sono! Voltaria da faculdade saindo de lá às 22:40 horas, chegaria em casa Às 23:00 horas, ou seja, uma hora antes! É muita diferença!  
            E o trânsito. O atual secretário afirmou, recentemente, em uma entrevista à Rádio Eldorado, que não faltam marronzinhos. Mentira ou falta de conhecimento? A periferia da cidade está abandonada pela CET e os abusos são impressionantes. Mas como não tem gente para fiscalizar, tudo termina em sinalizações absurdas, falta de semáforos, lâmpadas queimadas, sinalizações verticais, horizontais apagadas e arrancadas e assim vai!
            Por fim, deixo aberta a discussão para os leitores desse blog, pois, afinal de contas, temos que amadurecer essa idéia e admitirmos que erramos muito no último governo municipal que governamos seja na CET onde mantivemos toda a bandidagem que dirige aquela empresa desde sua fundação, não permitindo que gente nova e com excelentes idéias assumissem sua direção e, sem falar, com muito mais identificação com nosso partido que aquele pessoal que lá está até hoje! Na SPTrans, onde poderíamos transgredir e construir uma empresa municipal séria e comprometida, de fato, com o transporte público de massas e com gente muito séria e que entende bastante dessa modalidade!

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