quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quem é quem! E que propostas de luta defender?

Caros companheiros e companheiras, boa noite!
Embalado pelos questionamentos de nossos amigos da AFCET, por sinal, quem serão as pessoas desse magnífico espaço democrático aberto ao debate? Volto ao PC, para tentar elucidar melhor aquilo que venho tentado defender ao longo desses últimos dias.
Começo pelo fim! Conforme o Boletim nº 2, só de 2003 à 2009, enquanto os metroviários -categoria das mais mobilizadas- tiveram 42,93% de aumento, e a inflação ficou algo em torno de 47,82%, os trabalhadores da CET tiveram um acrescimo ao seus salários da ordem de 48,36%, ou seja, não houveram perdas, muito pelo contrário, um pequeno ganho econômico!
Não obstante, a imensa maioria dos trabalhadores da indústria automobilística, química, têxtil, alientícia, os funcionários municipais e estaduais, perderam, e feio, prá inflação, inclusive os condutores de SP -ligados a Nova Central-! Já os funcionários públicos federais majoritariamente cutistas, que até o advento do Governo Lula, tiveram enormes perdas, após Lula assumir, obtiveram aumentos que diminuiram consideravelmente suas perdas salariais.
Quanto às propostas, não consegui vislumbrar NENHUMA nos materiais da outra Chapa. Balanços, sede própria, empreendorismo, plano de previdência privado, enfim, nada que represente quaisquer das inúmeras reivindicações que a categoria pode pedir mas, sim, um ótimo plano empresarial, o que não é o caso de um sindicato!
Quanto a Certificação e ao SGD, realmente o sindicato ficou totalmente à margem do processo. Ocorre que quando a Lucélia propôs ao DR e ao presidente do CREE em procurar a CUT e reivindicar o Sindviários participando, nem a DR, nem o CRE quiseram procurá-los! Por que? Será que o Sindviários foi, como penso, propositalmente colocado à revelia desta discussão para que não fosse percebidas as maracutaias preparadas pela empresa e por alguns de seus representantes? Foram avisados das distorções, novamente, pela Lucélia, que na qualidade de Vice-Presidente do CRE percebeu a forma como estava redigido, que o processo de Certificação seria facilmente manipulado, e quando houve a mudança, após a publicação das notas, mais uma vêz se dirigiu à DR que nada fêz, nada respondeu, como foi também, o caso da viagem à Espanha! Vários trabalhadores sabem e escutaran tais ponderações dela!
Já a Chapa 1 - Experiência e Luta- traz no seu boletim VINTE E UMA reivindicações para a categoria e, como a CUT, sabe que o maior patrimônio que um trabalhador pode ter é seu Acordo Coletivo, seus salários e seus benefícios! Se "perdemos" um ou outro benefício, o que não é o caso, a imensa maioria permaneceram ou conquistamos, isso numa conjuntura de profunda crise, criada pelos Deuses Capitalistas e pela pátria mãe estadounidense.Agora, "Garantia de melhores condições de trabalho", nada diz! O quer se dizer? Já PCCS, PPR, alteração de grau de risco da empresa, consolidação do adicional de insalubridade e periculosidade, luta contra o trabalho precário e contra as reformas patronais na CLT, o combate ao assédio moral, sexual, ao preconceito, à discriminação, apoiar ainda mais as cipas -tal qual fez o Sindviários ao promover o Seminário com as CIPAs da CET, EMDEC, CET-Santos, Ribeirão PReto, das empresas privadas de São Paulo, promovendo, ainda, a intergração entre trabalhadores- lutar por redução de jornada sem perda salarial, criar projetos culturais e esportivos junto à categoria e principalmente DEFENDER AS EMPRESAS PÚBLICAS E OS SERVIÇOS PÚBLICOS. Não vejo a outra chapa falar em nada disso. Só frases genéricas, sem nenhuma profundidade e utilizando-se da 'pretensa' insatisfação da categoria para captalizar votos. É deprimente!
Por fim, Gibão e Moraes, sem esquecer do Souza. Ao citar em letras miúsculas a defesa dos serviços públicos e das estatais, cria-se o maior diferencial entre as Chapas. Historicamente a CUT tem, entre sua base, mais de 90% dos sindicatos de servidores públicos e de estatais. Quanto a Nova Central, nenhum!
Como podem, esses senhores, que estão ao lado da administração municipal, por sinal, do DEM, um dos partidos que mais defendem as privatizações e a terceirização dos serviços públicos, se não vejamos o que fez FHC do PSDB-DEM, Covas e Serra PSDB-DEM, e Kassab DEM, vendendo todo patrimônio público federal -Usiminas, Vale, Volta Redonda, Banespa, Eletropaulo, Telesp- A terceirização com os AMAs, ou seja, destruíram tudo que puderam.
Imaginem todas as instâncias de representação da CET, na mão daqueles que chamam o patrão de "Dr....", o que poderá acontecer com vocês. Ou vocês acreditam em duentes, papai-noel, coelho da páscoa, saci-pererê, etc.
Por mim, como companheiro, fã, e incondicionalmente ao lado de minha companheira, espero que a CET continue a ser estatal, continue a promover concursos públicos, continue, ainda que com problemas, a responder a demanda do caótico trânsito paulistano COM vocês, que embora CLT, têm as melhores cabeças, pensam o trânsito, e são os que ainda acreditam numa vida melhor para os trabalhadores da CET, para a população de São Paulo, mas com o PAMO, com uma boa carga de benefícios e, principalemente, àqueles que já vem de longa jornada na CET, com a pesada multa para que não possam demití-los, e em minha modesta opinião, um dos fatores que mais dificultam as demissões, as antigas listas "caça-fantasmas", e que, por sinal, foi essa diretoria quem conquistou, como, inclusive, o sindicato em sí!
Um grande abraço.
Heitor

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