segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Escola Pública - A Experiência

Com dois dias consegui tornar-me RE-Representante de Escola- muito mais por falta de professores que estejam dispostos a lutar, do que por falta de consciência dos mesmos. Ocorre que esses 26 anos dedesmonte do ensino público que vai desde Quércia em 1984, até os dias de hoje com o PSDB/DEM, cada vêz mais destruindo quaisquer possibilidades de que um jovem de periferia, pobre, negro ou nordestino, já discriminado pelo bairro em que mora, pelo endereço, possa alçar uma melhoria social através do saber. Saber esse que está em qualquer lugar, menos nessa escola onde temos um salário ínfimo, trabalhamos muito -e muitas vêzes de graça!- e, quasesempre sem vislumbrar nenhuma melhora social, educativa e, claro, salarial. Josè Serra trata problema de salário de professor como uma questão de segurança pública. Manda bater nos professores!
Com um quadro desses, seria de se esperar que a população desse estado da federação, esperasse ansiosamente pelas eleições e mudasse tudo. Mas, infelizmente, não é o que parece, por enquanto! Mas, digo por enquanto, pois creio, Mercadante conseguirá alterar esse estado de coisas e vencerá o candidato da elite da elite, um médico, ligado a Opus Dei, facção da direita da Igreja Católica, que  faz questão de manter esse estado que vivemos e privatizar ainda mais, tal qual as escolas estaduais do interior que já usam OSs nas aulas deInglês e Educação Física!
Com efeito! A continuar essa 'dança', e perderemos o laicismo também nas escolas. Como já acontece na saúde, onde uma instituição de caráter católico, recusou-se a efetuar uma laqueadura, direito adquirido no SUS, embasado pela constituição brasileira! Mas dogma é dogma e eles recusaram-se a fazer!
E, com o tempo, cada OS cuidará de obrigar o estudante de SUA escola a participar de aula de religião, não a que seus pais e/ou responsáveis professarem, mas aquela que a instituição, assim, determinar. Que beleza, não?
Portanto, fica claro, que Lula deve, urgentemente, revogar a lei dos lesa-pátrias tucanos que possibilita a existência dessas OSs nos seios dos serviços públicos, ora usufruindo de nossos impostos, ora, cerceando direitos adquiridos e constitucionais!
A APEOESP, com base em minha emenda para reivindicar o fim das OSs para Lula, aprovado por unanimidade na plenária da sub-sede Norte, através da CUT, irá fazer sua parte. Agora, faltam todos os sindicatos, pais de alunos da rede pública unirem-se a nós e exigirem o fim da lei das OSs, o fim dos PPPs que levam nosso dinheiro para o sem fundo ralo da burguesia!

Nenhum comentário: