sábado, 9 de julho de 2011

AGENCIADORAS. PARA QUEM?


                Não é de hoje que, no interior do PT, abrimos e fazemos questão de discutir a política de agências reguladoras nas áreas públicas como transportes, telecomunicações, energia elétrica, etc.
                Não obstante, ao meu ver, essas agências, invenção absurda dos capitalistas para mascarar as mazelas do sistema e garantir altos lucros com poucos investimentos aos mega investidores que vivem da especulação financeira em detrimento das populações, são apenas um apêndice governamental dessas multinacionais que vivem às custas de retirar direitos públicos e chantagear povo, governo ou quem quer  que esteja em seus caminhos!
                Só citando o caso das multinacionais das “teles” que comandam a ANATEL e fazem o que bem entendem nesse país, onde funcionários são corrompidos, por um sistema corrupto por sua natureza, a ANTT tenta privatizar os aeroportos para tentar garantir mais um filãozinho para as Odebrecht, CCR, OAS, Queiroz Galvão ,etc.,  assim, como, a AES Eletropaulo que não respeita o nosso código do consumidor, não respeita nossas leis e coloca-se acima do bem o do mal ao afirmar que “São normas da empresa!”, sem citar o fato de que hoje, não atendem mais aos desempregados que quando estatal, tinham direito a um desconto até que se normalizasse sua vida!
                Em São Paulo é pior ainda. Os transportes coletivos estão na mão de uma máfia empresarial, Sambaíba, Gato Preto, Santa Brígida, etc., por um lado, e crime organizado por outro! Pior! Todo mundo sabe e ninguém toma nenhuma providência! Defende-se, inclusive parte de nosso partido esse sistema onde a SPTrans nada mais é que uma agência regulamentadora que só atende aos interesses desses grupos e deixa-nos, como usuários de coletivos, à pé!
                Para se ter uma idéia, em qualquer horário que se pegar coletivos em São Paulo, na imensa maioria das linhas, o usuário irá andar em pé, isso quando não for em horário de pico pois, se nesse caso, o usuário quiser sentar-se, deverá aguardar no PONTO INICIAL por três ou quatro ônibus! Não obstante, a falta de preparo dos profissionais que ganham pouco, perderam inúmeros benefícios, não são treinados e maltratam passageiros constantemente!
                A reestruturação da SPTrans, nos moldes da CMTC, que atendesse o povo sem priorizar o lucro resolveria esse problema certamente, assim como, a CET começar a entender que solução no trânsito de São Paulo só haverá se resolver definitivamente o problema de transporte público e priorizá-lo. Fluidez, como meta só pode ser alcançada quando acabarem –e essa deveria ser a meta!- os atropelamentos e a vida do pedestre ser considerada a principal meta a ser alcançada!

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