segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Política de Alianças do PT e o Congresso da UEE. O que existe de comum?

                Lendo as últimas publicações dos blogs das Macro-Regiões de Grande ABC e da Baixada Santista, não vejo uma linha sequer sobre o maior embate que houve no Encontro  das Macros Regiões de São Paulo, que realizou-se em 17, 18  e 19 de junho, na cidade de Sumaré.
                Esse embate se deu por conta de um delegado de uma cidade de interior que levantou-se e reivindicou a discussão que houve em seu grupo e que a mesa, simplesmente, esqueceu, que proibia um aliança eleitoral com o partido do Kassab (PSD).
                Não obstante a falta de “decoro” da mesa que manobrou a votação por duas vezes, chegando a interromper nas duas, ao perceber que a direção iria perder, sem contar com a excelente intervenção do companheiro Chico Macena que atacou a posição que, na verdade, é a posição do grupo de Lula que defende a todo custo essa aliança em nome da governabilidade, em que pese rifar, não só a direção, mas todo o partido aqui em São Paulo!
                Com efeito, essa postura levou o encontro a terminar de forma melancólica, com o Ministro da Saúde, companheiro Padilha discursando para menos de 100 pessoas, num encontro que reuniu mais de 1.000 e que na última votação, não deixando de salientar que mais da metade se recusou a entregar o crachá, houve um empate de 236 votos! Um empate!
                Achamos que com esse resultado deve ser repensado pela DN e que ela reflita o que queremos para o nosso partido. Com certeza, não é uma aliança que abra mão de tantos princípios assim!
                Pior é que essa ‘escola’ já está colhendo frutos! No último congresso da UEE –União Estadual de Estudantes- parte dos petistas, pois os petistas ligados a Juventude Revolução se recusaram a compor para simplesmente manter cargos na direção, fizeram um acordo espúrio e sem princípios com o PC do B que, aliás, integra a base de apoio parlamentar do Kassab, inclusive, com cargos como o Secretário Especial para a Copa do Mundo,  apenas para “ganhar” alguns cargos na executiva da UEE.
                A pergunta que fica é a seguinte. Será que é um prenúncio do que os petistas históricos, honestos e que não aceitam aliança com partidos burgueses terão que engolir nas próximas eleições, embora tenhamos aprovado em congresso que teríamos candidaturas próprias?
Heitor Cláudio Leite e Silva
Membro do DZ - Vila Maria do PT
Suplente de Conselheiro Estadual e Regional da APEOESP
RE das Escolas Ruy Barbosa e Guilherme de Almeida

Nenhum comentário: